top of page

"Com a construção dessa barragem a região morre”

Raony Costa - professor de fotografia 

A região do Tanquã é conhecida por muitos como mini pantanal paulista e a sua rica diversidade na fauna e flora gerou fama para o local. A visibilidade da região atrai pessoas do Brasil inteiro. Fotógrafos, ambientalistas, biólogos e estudiosos ou até mesmo turistas entram em barcos para chegar ao Tanquã e aproveitar a beleza do local. 

 

A área tem grande importância para a observação de aves, mais de 250 espécies passam pelo Tanquã e essa informação é música para os ouvidos de quem é fã de pássaros e da natureza. Foi através da internet e indicação de amigos que o professor de fotografia, Raony Costa, conheceu o Tanquã. Ele já foi três vezes visitar a região e leva seus alunos para fotografar o local. Para ele, o estado de São Paulo não tem muitos atrativos ambientais com essa grande diversidade, o Tanquã seria o único. A construção da barragem gerou uma grande comoção na internet, e ao saber do risco que a área corre Raony diz, “com essa construção a região morre”

 

Amantes da natureza, trocam informações sobre a região, dessa forma o Tanquã se torna cada vez mais conhecido. O jornalisata Andre Natale diz que o papel da imprensa é divulgar lugares bonitos como o Tanquã e alertar a população o risco que a região esta correndo.  André recomenda a visita ao local, “É uma região linda, belíssima que tem uma ave e fauna esplêndida, quem gosta de aves e natureza tem que conhecer e por isso a gente se sente na obrigação de divulgar esse lugar para que ele seja preservado, pra que esse lugar não desapareça no fundo de uma represa, de mais uma represa, para que ele não desapareça no fundo das águas e todos esses bichos que vivem aqui e que dependem desse lugar pra viver tenham que procurar outro”

O Centro de Estudos Ornitológicos (CEO) é uma organização não governamental que tem o objetivo de reunir pessoas interessadas na observação de aves e tem a intenção de contribuir na conversação da natureza. Eles apóiam a causa do Tanquã e tem a construção da barragem, para ajudar na preservação do mini pantanal paulista, eles desenvolvem diversas atividades e divulgam a causa através de um blog. O integrante do CEO e ambientalista, Luciano Vasconselos afirma, “Eu costumo dizer que a construção da barragem seria um estupro ambiental, porque vai praticamente inundar e acabar com toda a formação que existe, e isso agride e elimina inteiramente muitas espécies, algumas delas vão deixar de existir aqui na região e no estado de São Paulo inclusive.”

 

 

 

 

bottom of page